O que a usabilidade e tecnologia tem a ver com Recrutamento e Seleção

Imagem de capa do post O que a usabilidade e tecnologia tem a ver com Recrutamento e Seleção
Imagem conheça o Compleo

A usabilidade pode ser conceituada como a simplicidade e facilidade de acessar, compreender e utilizar um software, website ou qualquer outro aspecto ligado à tecnologia. Para quem atua na área de recrutamento e seleção, é imprescindível estar atento às facilidades que a tecnologia possibilita e também em como assegurar usabilidade das ferramentas disponíveis.

Elencamos aqui algumas dicas e informações relevantes para você que atua na área de recrutamento e seleção e que está atento a tecnologia. Veja como a usabilidade de softwares pode facilitar a vida dos profissionais de recursos humanos!

Cadastramento de currículos em sites

É cada vez mais comum encontrarmos currículos disponíveis em sites e redes sociais como o LinkedIn. As grandes empresas têm utilizado frequentemente as redes sociais em seus processos de recrutamento e seleção. Essas ferramentas são bastante consideradas nos processos de seleção, pois é uma forma de analisar o candidato sob a perspectiva de comportamento e postura.

Também vale destacar que é perceptível o esforço das diversas ferramentas e portais no sentido de disponibilizar interfaces cada vez mais simples e ao mesmo tempo eficientes, voltadas para a captação das informações dos candidatos, assim como também interfaces de buscas que permitem em poucos cliques achar a informação de forma mais rápida e assertiva.

Importante também: uma página de oportunidades deve ser responsiva em relação à escala de tamanho de tela que os candidatos estão usando, seja computador ou dispositivos móveis como celulares, assim como também a importância da velocidade que seu site é carregado pelos dispositivos. Uma submissão à vaga lenta, morosa, pode deixar o candidato mais suscetível a desistir da oportunidade. E é aí que entra forte a questão sobre o estudo da usabilidade.

Tecnologia no recrutamento e seleção (entrevista por vídeo)

As entrevistas por vídeo têm sido utilizadas em entrevistas de emprego e até mesmo pelos próprios candidatos que apresentam seu currículo através de vídeos. As dificuldades de deslocamento que antes eram comuns e geravam perdas, inclusive financeiras, agora estão sendo resolvidas através de soluções como as videoconferências.

E isso torna os processos notoriamente melhores em termos de usabilidade e experiência de uso dos serviços oferecidos via software.

Currículos modernos

A tecnologia também tem mudado a forma com que os candidatos elaboram os seus currículos. Um formato que remete à usabilidade é vídeo-currículo, que está cada vez mais difundido. Nele os candidatos montam pequenos roteiros e apresentam suas experiências e diferenciais, facilitando o trabalho do recrutador que pode analisar a desenvoltura do candidato já na análise do currículo.

Software e usabilidade melhorando a experiência dos usuários

Os softwares de recrutamento e seleção têm trazido soluções de alto valor agregado para os profissionais de Recursos Humanos. Estes sistemas de recrutamento e seleção focados em usabilidade, facilitam tanto o trabalho do candidato à vaga quanto do recrutador, otimizando o tempo, simplificando o trabalho e trazendo economia de dinheiro para a empresa. Um grande exemplo é o ATS:

ATS – Applicant Tracking System

O software ATS foi criado com o objetivo de auxiliar as empresas no gerenciamento dos processos seletivos e da base de dados dos candidatos cadastrados, permitindo assim a organização das informações, segurança e a facilidade de acesso aos dados.

O software é hoje, comprovadamente, o mais eficiente em departamentos de Recursos Humanos, já que ele afeta o negócio aumentando a receita, otimizando o tempo e gerando resultados rápidos. O ATS traz praticidade para empresa na hora de determinar quais são os profissionais que mais se encaixam no perfil, uma facilidade trazida pela tecnologia.

O uso de dispositivos móveis

Não poderíamos deixar de falar também sobre o uso de dispositivo móveis. O aumento do uso destes dispositivos tem também influenciado as empresas fornecedoras de produtos para RH (softwares) a repensarem questões como a usabilidade, pois tanto as interfaces quanto a experiência de uso de quem usa computador é totalmente diferente de tablets, que é diferente de smartphones e assim sucessivamente.

O LinkedIn, em um dos seus estudos recentes, mostrou que quando se trata de dispositivos móveis, 62% dos candidatos passivos visitaram o site da empresa para obter informações sobre carreiras. Além disso, 53% visualizaram alguma oportunidade na parte de anúncio de vagas. No entanto, apenas 24% desses candidatos se candidataram para um trabalho via dispositivo móveis. Esses dados representam uma grande oportunidade perdida.

Otimizar sua plataforma para dispositivos móveis irá possibilitar candidaturas simples e rápidas. Pensar em dispositivos móveis na hora de recrutamento é garantir processos flexíveis que assegurem candidaturas com um ou dois cliques amigáveis.

Tecnologia como aliada do Recrutamento e seleção

A tecnologia veio para facilitar ainda mais a vida das pessoas, por isso, utilize-a a favor da sua empresa, buscando ferramentas de recrutamento e seleção que estejam de acordo com as suas necessidades e que visem a agilidade e aproveitamento nos processos, além de promover uma excelente experiência de uso. A rapidez é hoje a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma empresa, portanto, esteja atento às mudanças da tecnologia.

Quais são as suas experiências com tecnologia e usabilidade no recrutamento e seleção? Você utiliza algum software ou algum outro sistema em seu departamento de recursos humanos? Compartilhe as suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados