Entrevistas por vídeo reduzem mais de 80% do tempo de triagem gastos em um processo seletivo

Imagem de capa do post Entrevistas por vídeo reduzem mais de 80% do tempo de triagem gastos em um processo seletivo
Imagem conheça o Compleo

Quanto tempo você perde entrevistando candidatos que não possuem o perfil da vaga? A etapa de triagem precisa funcionar adequadamente para que você reduza a quantidade de candidatos fora do perfil, que de alguma maneira tomariam o seu tempo em uma futura entrevista presencial. Os processos se tornam cansativos e desgastantes. Então, a tecnologia surge como solução para esse problema.Entre as opções de otimização estão  as entrevistas por vídeo.

Elas podem facilitar muito na hora de avaliar e escolher candidatos ainda na etapa de triagem e assim poupar esforços dos recrutadores nas etapas futuras.

Os vídeos tornam as entrevistas mais eficientes de forma significante. O recrutador, ao invés de passar de 10 a 20 minutos ao telefone fazendo perguntas ao candidato, pode solicitar as respostas numa gravação, assisti-las e analisá-las no momento que for mais conveniente. O candidato à vaga também tem a vantagem de poder gravar o vídeo fora do seu horário de trabalho, por exemplo, caso esteja ainda empregado.

Tudo isso reduz o tempo gasto no processo seletivo…

Entrevistas por vídeo: ao vivo ou gravadas?

Esta é uma boa pergunta inicial. Entrevistas ao vivo podem ser consideradas, mas como já tratamos aqui em nosso blog. Elas podem incorrer em diversas limitações de tempo tanto para candidatos, quanto para recrutadores, como por exemplo:

  • Não gera compromisso de agenda;
  • Otimiza o processo de avaliação e decisão da continuidade do candidato no processo;
  • Permite o compartilhamento do processo de forma mais fácil entre os envolvidos e ainda ajuda a incrementar o histórico de cada candidato para processos futuros.

Para que você entenda, vamos supor que você gaste meia hora entrevistando cada candidato por videoconferência, ou seja, ao vivo. Tendo em mãos as gravações, com a mesma meia hora, é possível avaliar de dois a três candidatos. Isso, claro, vai fazer uma enorme diferença ao término do processo de recrutamento.

Abaixo segue um exemplo para você compreender melhor…

Como fica isso na prática

Se num processo comum de recrutamento e seleção, o recrutador recebe em média 100 currículos, usando alguns filtros, esse número cai para 30 currículos para o recrutador analisar quem tem ou não o perfil que mais se encaixa na vaga. Nessa etapa, são analisados em torno de 10 pessoas. Mas para que chegue a esse número, o recrutador precisa entrevistar por telefone ou por videoconferência os 30 currículos.

Supondo que o tempo médio utilizado para se entrevistar um candidato é de uma hora, e a empresa entrevista previamente os 30 candidatos para 3 vagas, então gasta-se 30 horas no mínimo em ligações e transmissões. Lá se vai um montante de vinte 24 horas ou até mais “desperdiçadas” na etapa.

Através das entrevistas por vídeo  gravadas o recrutador fará em poucas horas o trabalho que ele faria em um número muito maior de horas. Uma economia absurda, que todo profissional de recrutamento gostaria de ter. Pois bem, essa é a grande vantagem que as entrevistas em vídeos gravados podem trazer para sua empresa.

Todo esse panorama prova que as entrevistas por vídeo definitivamente devem fazer parte integralmente das estratégias de RH das empresas. Gravações se tornarão essenciais no processo de recrutamento e seleção e farão a diferença na agilidade, no custo e no tempo envolvido nas etapas da busca por um profissional ideal.

O que você acha dessas informações? Já testou alguma entrevista em vídeos gravados em seu processo de recrutamento? Deixe um comentário! 

Entrevista por Vídeo

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados