Candidato contratado e agora, trabalho encerrado para o Recrutador?

Imagem de capa do post Candidato contratado e agora, trabalho encerrado para o Recrutador?
Imagem conheça o Compleo

Há algo que você do RH precisa saber: O recrutamento e seleção termina com o candidato contratado, mas o trabalho do Recrutador pode e deve continuar, pois ninguém mais do que o recrutador conhece aquele candidato e sabe o porquê de ele ter aceitado o desafio. O recrutador poderá apoiar as demais áreas e ajudar ao novo contratado, interagindo com ele para que ele possa se sentir mais à vontade possível.

Durante as apresentações mais institucionais obrigatórias, algumas práticas são muito bem-vindas como conversar com o candidato após os primeiros dias.

Falaremos mais sobre esse e outros assuntos neste post. Acompanhe!

Apoiando o candidato após o recrutamento

Você pode começar tentando esclarecer dúvidas do recém contratado. Pode saber se a expectativa inicial dele foi atingida, pode guiá-lo até o responsável direto, apresentar os diversos ambientes da empresa, apresentá-lo para os demais funcionários (equipe ou empresa toda se a empresa for pequena), ressaltar os pontos que você comentou durante a entrevista como valores, princípios, clarear mais as ideias relacionadas à missão da empresa, entre outras práticas inclusivas.

Isso vai ajudar você a entregar um trabalho mais eficiente, vai deixar o contratado mais à vontade e vai auxiliar a empresa nesse início do ciclo com o profissional. Além desse “básico”, você, como recrutador e selecionador, pode sugerir a otimização do processo de boas-vindas. Alguns exemplos:

Iniciação Dinâmica

Enquanto algumas empresas estão recebendo seus novos contratados de forma bem descontraída e dinâmica, outras ainda mantém aqueles velhos padrões frios e inflexíveis, que deixam o candidato imerso num mar de monotonia. Gerentes, presidentes e treinadores com discursos enfadonhos e demorados sobre a história e os processos da empresa podem ser descartados, enquanto novas formas de recepção podem ser adotadas. Você pode levar essa ideia para o superior e fazer com que todos na empresa compreendam que o candidato contratado deve se sentir bem logo nos primeiros dias. Isso pode ser determinante para que ele trabalhe com empolgação e ajude na produtividade de toda a empresa.

“Arregaçar as mangas“

Com base no parágrafo anterior, você pode ajudar na implementação de um processo já produtivo nos primeiros dias. Dependendo do perfil da vaga preenchida, o profissional já pode começar o treinamento trabalhando. Isso significa não o deixar nas “aulas teóricas”, mas já o incluir na prática de sua função. Em muitos casos, é preciso fazer bem a união da parte mais conceitual dos processos e da “mão na massa”. Isso fará com que a produtividade seja mantida nesses primeiros dias de adaptação do novo contratado. Sem contar que vai influenciar que ele já entre no ritmo da organização.

Mais tempo de integração

Aumentar o tempo de integração tem sido uma das práticas de resultados adotadas por algumas companhias. Há organizações que aumentaram o período de ambientação para até uma semana. Mas isso varia de negócio para negócio. Geralmente, esse tempo deve servir para o funcionário conhecer o bê-á-bá da empresa. Alguns aplicam o Treinamento Básico Introdutório (TBI), onde todos os funcionários recém-admitidos passam alguns dias ouvindo 100% dos gestores a respeito de sua trajetória na empresa e do rumo dos setores que comandam.

Para fechar

Destacamos, no entanto, que as boas-vindas a um candidato contratado não é trabalho apenas do setor de RH. Os outros líderes, a começar pelo presidente, devem ajudar no processo de integração. Isso é fundamental para que o novo funcionário se sinta de fato acolhido e bem-aceito na empresa.

Alguma dúvida ou observação? Deixe um comentário!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados