Achei o candidato certo! Mas, como mantê-lo interessado em minha vaga?

Imagem de capa do post Achei o candidato certo! Mas, como mantê-lo interessado em minha vaga?
Imagem conheça o Compleo

Todo bom analista de RH, principalmente os mais experientes, depois de avaliar currículos e fazer uma entrevista, já conseguem enxergar o candidato certo para vaga ou possíveis candidatos: aqueles que podem ter uma chance, mas precisam de algo mais, e aqueles que não têm o perfil ideal.

Conforme avança o processo seletivo, essa ideia tende a ficar mais forte e real, transparecendo o profissional perfeito para a oportunidade e descartando naturalmente os outros que, ainda que tenham algum ponto positivo, não se adequam totalmente para a vaga.

Mas geralmente, um bom profissional em busca de uma oportunidade, está em jogo com outras empresas também, sendo que o nível de interesse delas também pode ser alto como o seu. Então, como manter este candidato interessado na sua empresa e não em outra oportunidade? Vejamos algumas respostas a essa questão:

Traga o candidato certo para seu time

Uma das funções do Analista de RH é manter os candidatos interessados em continuar concorrendo a uma vaga de emprego na sua empresa, e isso do início ao fim, mas quando falamos em um candidato certo, falamos naquele profissional que o Analista percebeu logo ao ler o currículo, que possui algo a mais do que conhecimento e experiência, e cai como uma luva ao perfil da empresa.

Percebido os pontos positivos, cabe ao analista manter este candidato sempre informado de todas as etapas que a empresa deseja que ele passe até chegar ao final da seleção, porém em alguns casos, é possível que se pule etapas, mostrando ao profissional o quanto a empresa está interessada em seus serviços, finalizando mais rapidamente a seleção.

Mas alguns profissionais, principalmente quando estão sendo sondados por outras empresas ou participando de outros processos, ficam apreensivos com essa pressão repentina, sendo assim, é importante que a seleção continue de modo a manter o candidato informado de todos os benefícios que a empresa possui, o que ela espera dele e como pode agregar em seu currículo.

A ideia é trazer a este profissional o interesse sempre presente de que sua empresa é a melhor opção, não só em questão ao salário e benefícios, mas a ideia de crescer junto, de ser uma ponte para o sucesso profissional e a chance de crescimento que ele espera e precisa.

Salário interessante e bons benefícios

Ter um salário que vale a pena, é sem dúvida um dos maiores chamarizes de bons profissionais. Como analista, é primordial que você saiba os valores que o mercado trabalha e tenha em mente a média salarial que o candidato está interessado, para só então trabalhar com um valor que seja bom para ele e nada exorbitante para empresa.

Bons profissionais não ficam muito tempo no mercado “dando sopa”, por isso atualmente, quando se encontra um profissional que faça jus ao perfil da vaga, deve-se focar nos pontos que ele possa se interessar mais, como salários, mas também como bons benefícios.

Benefícios básicos como plano de saúde, vale transporte e vale alimentação são muito bons, mas ofereça outros benefícios que façam com que o candidato escolha sua empresa, ainda que o salário não seja tão alto. Cursos de idiomas, qualificação, além de descontos em cinemas ou milhas em viagens, são benefícios diferenciais que podem ser oferecidos.

Claro, os salários e benefícios chamam atenção dos melhores profissionais e cabe ao Analista de RH convencer a empresa que benefícios como esses não são gastos desnecessários, mas investimento em profissionais excelentes e competentes.

Conheça seus concorrentes

Sua empresa tem tudo para ser a escolhida pelo candidato preferido, porém ele tem deixado claro que outra empresa tem oferecido algo que vale mais a pena para ele. Por isso, pergunte as empresas que este candidato está inscrito e depois procure saber em qual etapa de seleção elas estão.

Estar de olho nisso é primordial, para não manter um candidato que já está fechando contratação com a concorrência. Se ele está interessado na concorrência apenas por ser mais perto de sua residência, por exemplo, veja se é possível aumentar o valor do vale transporte ou ter um auxílio no combustível e acesso ao estacionamento. Quando o candidato é bom, vale a pena qualquer esforço.

Quer saber de mais dicas como essas? Esteja sempre ligado em nossas novidades. Assine nossa newsletter

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados